A Unesc é uma Universidade Comunitária. Isso quer dizer que ela foi criada e é mantida pela sociedade civil, não tem dono nem fins lucrativos, e reinveste todos os resultados em ensino, pesquisa e projetos de extensão que beneficiam o desenvolvimento local e regional.
Desde o início, a Unesc definiu como sua missão “promover o desenvolvimento regional para melhorar a qualidade do ambiente de vida”. Temos orgulho de ser uma Universidade Comunitária, que há 52 anos participa ativamente do desenvolvimento de Criciúma e de todo o sul catarinense.
Um importante diferencial das universidades comunitárias é sua inserção regional que, aliada a seu compromisso social, promove a melhoria da qualidade de vida das comunidades nas quais estão inseridas. Além da formação superior e da produção e divulgação científica, ela se dedica a levar o conhecimento gerado para fora dos muros da Universidade por meio de seus inúmeros projetos de extensão e serviços prestados à comunidade.
No ano de 2019, a Unesc realizou 2.752 atendimentos. Como grande parte desses procedimentos é feito por encaminhamento do SUS, este trabalho da Universidade contribui com a redução de filas de espera para atendimento.
Por ser comunitária, a Unesc não possui um dono. Apesar de receber recursos de mensalidades, é uma instituição sem fins lucrativos.
Ou seja, o objetivo da Unesc está no ensino, pesquisa e projetos de extensão, serviços sociais para melhorar a qualidade de vida da sociedade na qual está inserida.
Em função da sua tradição e qualidade de ensino, os diplomas das Universidades Comunitárias têm grande reconhecimento pela sociedade e pelo mercado de trabalho, visto que o estudante formado conhece a realidade da comunidade, já aliou teoria à prática por meio de projetos de extensão e está preparado para novos e importantes desafios.